Aplicativo SIGMACast - Dados e Produtos de Satélite
O SIGMACAST é um software GIS (Geographic Information System) que permite a manipulação de imagens e dados de satélites ambientais, além de produtos e serviços derivados do sistema GEOSS (Global Earth Observation System of Systems). Desenvolvido com softwares livres, tecnologia Web e com uma interface amigável, o SIGMACast permite a exibição dos dados manipulados em forma de camadas georeferenciadas, permitindo a exibição dessas informações em mapas.
Esse é um Sistema de Informações Geográficas para uso dedicado à Meteorologia desenvolvido pelo CPTEC/INPE (http://www.cptec.inpe.br), na Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (http://satelite.cptec.inpe.br).
A integração SIGMACast/GEONETCast faz parte de um projeto multi-institucional para recepção e transmissão de dados ambientais de diversos provedores (e.g. European Organization for the Exploitation of Meteorological Satellites - EUMETSAT, US National Oceanic and Atmospheric Administration - NOAA, China Meteorological Administration - CMA). O GEONETCast é um sistema global de disseminação de informações ambientais, de baixo custo, que transmite dados de satélites meteorológicos e ambientais, dados in situ, produtos e serviços do Global Earth Observation System of Systems (GEOSS).
A transmissão é feita através de satélites de comunicação comerciais utilizando suas capacidades de radiodifusão em banda larga para multiusuários, provendo informações em tempo quase real. O padrão usado na transmissão é o Digital Video Broadcasting - Satellite (DVB-S). A rede GEONETCast Americas é a componente ocidental do GEONETCast, cujo objetivo é permitir uma melhor disseminação, aplicação e exploração de dados ambientais e produtos para diversas áreas de benefícios sociais definidas pelo Group on Earth Observations (GEO), incluindo agricultura, energia, saúde, clima, tempo, amenização dos efeitos de desastres, biodiversidade, recursos hídricos e ecossistemas.
O sistema apresenta um custo inferior ao da compra de uma estação convencional de recepção de dados de satélite, disseminando informações de toda a constelação de satélites e produtos ambientais associados. Por utilizar comunicação via satélite, a recepção dos dados independe da internet, o que o torna especialmente útil em prover acesso a dados ambientais em locais onde a cobertura da internet é nula ou limitada. As instituições que possuem estações de recepção GEONETCast recebem diversos dados ambientais e imagens de satélites de diferentes provedores, formando assim um grande repositório.