Glossário P-Z

P

Passagem meridiana solar

ver meio-dia solar.

Piranômetro (i: pyranometer, f : pyranomètre)

designação recomendada pela OMM para instrumentos concebidos para medir irradiâncias numa superfície plana qualquer, estando o sensor em condições de receber radiação proveniente de todo um hemisfério (2.pi sr), considerando-se apenas o espectro solar. Uma vez instalado num plano horizontal e voltado para cima, fornece medições de irradiância global; nestas mesmas condições, pode fornecer medições de irradiância difusa caso o disco solar esteja sendo ocultado através de algum dispositivo de sombreamento (faixa, disco). Caso o plano de observação não seja horizontal, deve ser indicada sua inclinação.

Pireliômetro (i: pyrheliometer)

designação recomendada pela OMM para instrumentos concebidos para irradiâncias numa superfície plana perpendicular à incidência do feixe solar direto, estando o sensor em condições de receber radiação proveniente de um campo de visão pequeno, com ângulo sólido equivalente ou um tanto maior que aquele do disco solar, considerando-se apenas o espectro solar. Fornece medições de irradiância direcional.

Pirgeômetro (i: pyrgeometer, f : pyrgéomètre)

designação recomendada pela OMM para instrumentos concebidos para medir irradiâncias numa superfície plana qualquer, estando o sensor em condições de receber radiação proveniente de todo um hemisfério (2.pi sr), considerando-se apenas o espectro terrestre. Uma vez instalado num plano horizontal e voltado para cima, fornece medições de irradiância atmosférica.

Pirômetro

ver termômetro infra-vermelho.

Pirradiômetro (i : pyrradiometer)

designação recomendada pela OMM para instrumentos concebidos para medir irradiâncias numa superfície plana qualquer, estando o sensor em condições de receber radiação proveniente de todo um hemisfério (2.pi sr), considerando-se tanto o espectro solar quanto o espectro terrestre.

Planck

ver lei de Planck.

Pró-espalhamento (i : forward scattering, f : diffusion vers l'avant)

espalhamento "para a frente" em relação ao plano perpendicular à direção de incidência. Corresponde a valores de ângulo de espalhamento entre 0° e 90°.

Profundidade óptica (i : optical depth, f : épaisseur optique [ verticale], profondeur optique)

espessura óptica vertical, ou seja integração do coeficiente linear de atenuação ao longo de um trajeto vertical, ou ainda integração do coeficiente mássico de atenuação ao longo do respectivo caminho óptico vertical.

Q

R

Radiação (i: radiation, f : rayonnement

forma de transferência de energia através da propagação de ondas eletromagnéticas ou fótons.

Radiação de corpo negro (i: blackbody radiation)

denominação associada ao fluxo emitido por um corpo que, sob equilíbrio termodinâmico, seria capaz de absorver completamente radiação de qualquer comprimento de onda. Constitui uma idealização, sendo representada com freqüência pelo campo de radiação associado a uma cavidade oca cujas paredes encontram-se sob equilíbrio termodinâmico (i : enclosed radiation). Constitui um campo de radiação isotrópico, não-polarizado, independente da natureza e da forma das paredes da cavidade, e dependente unicamente do comprimento de onda e da temperatura das paredes da cavidade. A lei de Planck descreve a radiância espectral emitida por um corpo negro como função de sua temperatura e do comprimento de onda. A lei de Stefan-Boltzmann descreve a irradiância emitida por um corpo negro, já integrada sobre todo o espectro eletromagnético, como função de sua temperatura. As duas leis de Wien relacionam a temperatura do corpo negro à máxima radiância espectral por ele emitida.

Radiação de onda curta (i : shortwave radiation, f : rayonnement des courtes longueurs d'onde)

designação usualmente aplicada a irradiâncias. Indica radiação associada sobretudo ao espectro solar, com comprimento de onda inferior a 5 µm (ou a algum valor próximo).

Radiação de onda longa (i : longwave radiation, f : rayonnement des grandes longueur d'onde, rayonnement tellurique)

designação usualmente aplicada a irradiâncias. Indica radiação associada sobretudo ao espectro de emissão terrestre, com comprimento de onda superior a 5 µm (ou a algum valor próximo).

Radiação líquida (i : net radiation)

designação freqüentemente empregada para indicar o saldo do balanço de radiação, considerando-se tanto radiação de onda longa quanto radiação de onda curta. Pode ser avaliada experimentalmente empregando-se um saldo-radiômetro.

Radiância (i : radiance, f : luminance énergétique)

quociente entre a intensidade observada num certo elemento de superfície, numa dada direção, e a área da projeção ortogonal deste elemento de superfície num plano perpendicular àquela direção [unidades SI : W.m-2.sr-1 ]. Freqüentemente referida como intensidade específica em textos de Astronomia.

Radiômetro (i : radiometer, f : radiomètre)

designação genérica freqüentemente aplicada aos mais diversos tipos de instrumento concebidos para medir quantidades de energia radiante, sem qualquer especificação no que diz respeito à grandeza radiométrica objeto.

Rayleigh

espalhamento Rayleigh, lei de Rayleigh-Jeans em andamento.

Refletância (i : reflectance, f : réflectance)

fração do fluxo incidente sobre um sistema que é por ele desviada para o hemisfério de origem, seja por reflexão à superfície, seja por retroespalhamento devido a gases e partículas em suspensão, seja por ambos os fenômenos. Recomenda-se que este termo seja aplicado apenas ao caso monocromático ou para intervalos espectrais bem definidos, permitindo desta forma caracterizar o termo albedo como sinônimo de refletância média sobre toda a extensão do espectro solar.

Refletância bidirecional (i : bidirectional reflectance)

quociente entre a radiância refletida por um sistema e a irradiância nele incidente, sendo função tanto da direção de incidência quanto daquela de emergência. É freqüentemente definida incluindo-se um fator multiplicativo igual a pi, ainda que muitos sistemas físicos não dêem origem a distribuições isotrópicas (ou lambertianas) de radiância refletida. [unidades SI : sr-1 ].

Refletividade

ver refletância.

Retroespalhamento (i : backward scattering ou backscattering, f : diffusion vers l'arrière ou rétrodiffusion)

espalhamento "para trás" em relação ao plano perpendicular à direção de incidência. Corresponde a valores de ângulo de espalhamento entre 90° e 180°.

S

Saldo-radiômetro (i : net-radiometer, balancemeter)

designação freqüentemente aplicada a um arranjo de dois pirradiômetros, voltados um para cima e outro para baixo em relação a um plano horizontal, de tal forma que a saída do instrumento pode ser interpretada em termos do saldo do balanço de radiação àquele plano.

Seção eficaz de absorção (i : absorption cross section, f : section efficace d'absorption)

seção transversal que a matéria contida num volume elementar efetivamente apresenta ao fluxo incidente, quando se procura avaliar a fração dele que sofre atenuação por absorção. Admite valores diferentes da seção geométrica correspondente a uma partícula isolada, sendo nula na ausência de absorção. Caso a população de partículas seja polidispersa (diversos tamanhos), a seção eficaz de absorção representa um valor médio sobre a população como um todo [unidades SI : m2 ].

Seção eficaz de atenuação (i : extinction cross section, f : section efficace d'extinction)

seção transversal que a matéria contida num volume elementar efetivamente apresenta ao fluxo incidente, quando se procura avaliar a fração dele que sofre atenuação. Admite valores diferentes da seção geométrica correspondente a uma partícula isolada, sendo nula na ausência de interação. Caso a população de partículas seja polidispersa (diversos tamanhos), a seção eficaz de atenuação representa um valor médio sobre a população como um todo. Pode ser avaliada a partir de estimativas experimentais do coeficiente linear de atenuação ou através de procedimentos teóricos (ver espalhamento Mie). Caso não haja espalhamento, torna-se uma! seção eficaz de absorção e, caso não haja absorção, torna-se uma seção eficaz de espalhamento [unidades SI : m2].

Seção eficaz de espalhamento (i : scattering cross section, f : section efficace de diffusion)

seção transversal que a matéria contida num volume elementar efetivamente apresenta ao fluxo incidente, quando se procura avaliar a fração dele que sofre atenuação por espalhamento. Representa a seção transversal que deveria ser oferecida ao feixe incidente para que o fluxo dele subtraído igualasse a integração da intensidade espalhada sobre 4.pi sr. Admite valores diferentes da seção geométrica correspondente a uma partícula isolada, sendo nula na ausência de espalhamento. Caso a população de partículas seja polidispersa (diversos tamanhos), a seção eficaz de espalhamento representa um valor médio sobre a população como um todo [unidades SI : m2 ]! .

Solarímetro (i : solarimeter)

ver piranômetro.

Stefan-Boltzmann

ver lei de Stefan-Boltzmann.

Superfmcie lambertiana

Definição em andamento

T

Taxa de resfriamento radiativo (i : radiative cooling rate; f : taux de refroidissement radiatif)

variação local de temperatura do ar por unidade de tempo associada à emissão / absorção de radiação, caso fossem estes os únicos os processos físicos atuantes no sistema tratado. Constitui uma grandeza diretamente proporcional à variação vertical do saldo do balanço de radiação. Representa, via Equação da Termodinâmica (Paltridge & Platt, 1976, pp.20-21), um das formas através das quais os processos radiativos podem influir nos processos meteorológicos. Assume valores positivos ou negativos conforme a importância relativa dos processos de absorção e de emissão. Caso o problema tratado envolva apenas transferência de radiação de onda curta, ! torna-se uma taxa de aquecimento radiativo (i : radiative heating rate, f : taux d'échauffement radiatif) [unidades usuais: K.dia-1 ].

Temperatura bolométrica

valor de temperatura estimado a partir de medições de irradiância efetuadas com um bolômetro, por inversão analítica da lei de Stefan-Boltzmann, assumindo-se que o sistema observado comporte-se como um corpo negro.



Temperatura de brilho (i : brightness temperature, f : température de brillance)

valor de temperatura estimado a partir de medições de radiância espectral por inversão analítica da lei de Planck, assumindo-se que o sistema observado comporte-se como um corpo negro à freqüência observada. Um sistema que não se comporte como um corpo negro pode assumir temperaturas de brilho diferentes de uma região espectral para outra.

Termômetro infra-vermelho (i : infrared thermometer, f : radiomètre infra-rouge)

designação aplicada a instrumentos concebidos para medir radiâncias oriundas de um dado sistema, estando o sensor em condições de receber energia radiante proveniente de um ângulo sólido relativamente pequeno, considerando-se apenas uma região do espectro de emissão terrestre caracterizada por elevada transmitância atmosférica (por exemplo, entre 8 e 14 µm). Deve ser lembrado que muitos sistemas não se comportam como um corpo negro, dificultando a interpretação das medições efetuadas com este tipo de instrumento em termos da (verdadeira) temperatura do sistema visado.

Transmissividade

ver transmitância.

Transmitância (i : transmittance, f : transmittance)

fração do fluxo incidente sobre um sistema que consegue atravessá-lo. O conceito inclui tanto a transferência de radiação que não sofreu interação com o sistema quanto a produção de radiação difusa para o hemisfério de destino do fluxo incidente. É numericamente igual à soma da transmitânciadireta (associada apenas à atenuação do fluxo incidente) com a transmitância difusa (associada ao pró-espalhamento).

U

V

W

Wien

ver leis de Wien.

X

Y

Z

Zênite (i : zenith, f : zénith

intersecção da linha vertical (perpendicular ao plano horizontal local) com a esfera celeste, no próprio hemisfério em que se encontra o observador. Lugar geométrico oposto ao nadir.